2022
Sessão de Abertura do Colóquio "Humanidades Vegetais na Amazónia"
Canal CES, november 10, 2022
Sessão de abertura do Colóquio “Humanidades Vegetais na Amazónia”, realizado no âmbito do projeto ECO: Animais e plantas em produções culturais sobre a bacia do rio Amazonas.
Agricultura de brincadeira das baixas terras da América do Sul? - Manuela Carneiro da Cunha
Canal CES, november 10, 2022
No seu derradeiro livro, publicado em colaboração com um arqueólogo, o importante antropólogo David Graeber chama a agricultura praticada pelos povos indígenas das baixas terras sul-americanas de agricultura de brincadeira. Manuela se detém nas características de alguns exemplos dessa agricultura para entender sua natureza e as relações que esses povos tecem e mantêm com os vegetais.
Una metodología para la lectura territorial a través de los vestigios de la inscripción humana en la naturaleza - Esperanza Martínez
Canal CES, november 15, 2022
Em sua palestra, Martinéz propõe uma leitura do território com base nos “vestígios” que os humanos inscrevem na natureza. Esses vestígios são figuras e símbolos pré-hispânicos ou indígenas, vistos tanto como uma possibilidade de investigar as concepções de natureza e humanidade das sociedades, quanto de realizar uma “terapia epistêmica”. Por fim, tal terapia é entendida como um questionamento das formas tradicionais de entender a produção de símbolos cerca da natureza e da cultura.
Los cantos: una forma de relacionarse con el bosque y con la memoria histórica amazónica desde la cultura Shiwiar - Rosa Elvira Gualinga Chuji
Canal CES, november 17, 2022
Rosa Gualinga, vice-presidente da nacionalidade Shiwiar da Amazônia equatoriana, cantora e conhecedora das terapéuticas tradicionais, apresenta as comunidades indígenas como protetoras da natureza amazónica. A liderança também apresenta os processos de aprendizagem sobre as qualidades das plantas em um contexto comunitário amazônico. Por fim, o canto opera como um elemento de cura na cultura Shiwiar.
O olhar colonial sobre a vegetação amazônica: estranhamento, seletividade e utilitarismo - José Augusto Pádua
Canal CES, november 22, 2022
Em sua apresentação Pádua propôs entender através de uma retórica textual e imagética como a Amazônia tem sido compreendida no pensamento ocidental. Trata-se de uma visita histórica acerca da construção discursiva da natureza amazônica através das ações de nomeação, classificação e comparação com a natureza ocidental, a fim de transformar a Amazônia em um objeto acessível e legível ao Ocidente.
Narrativas y relacionamientos con el bosque amazónico desde la perspectiva Kichwa - Zoila Castillo Tuti
Canal CES, november 24, 2022
A intervenção desta liderança política se concentra em mostrar como as plantas de seu território têm diferentes usos: ritual, curativo, alimentar, mágico, etc. Ela nos mostra a floresta amazônica como a principal fonte da qual as comunidades indígenas obtêm os elementos indispensáveis para suas vidas, tanto material como subjetivamente.
"Saudades das árvores compridas": retomar a terra e a vida com os Tikmū'ūn-Maxakali - Roberto Romero
Canal CES, november 29, 2022
Milhares de habitantes das florestas de Mata Atlântica que cobriam toda a região da atual fronteira entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo (Brasil), os Tikmū’ūn – mais conhecidos como Maxakali – viram o seu território se converter num imenso deserto de capim colonião à medida em que a frente colonizadora avançou pela região a partir do século XIX. Apesar de habitarem, hoje, uma terra arrasada, os Tikmū’ūn preservaram em seus corpos, palavras e memórias a diversidade dos seres visíveis e invisíveis que habitam ou já habitaram suas florestas. Através de um vastíssimo complexo musical e ritual conhecido como yãmīyxop, estes homens e mulheres atualizam diariamente a presença da floresta em suas vidas, a despeito de toda a destruição do território que lutam para retomar e reflorestar. Nesta apresentação, revisito o histórico da devastação dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, aproximando o passado da região com o futuro projetado para a floresta amazônica. A partir dos cantos e histórias dos yãmīyxop, reconstituo os vínculos dos povos Tikmū’ūn com a floresta e seus habitantes ancestrais. Por fim, apresento as recentes iniciativas destes povos para retomar a terra e a vida em seus territórios, em particular a experiência recente da Aldeia-Escola-Floresta, uma iniciativa que combina arte, política e educação “para fazer voltar a mata, as águas e os bichos”, como suas principais lideranças costumam formular.
O agrocídio e o planeta-pipoca: Pensando com Colheita Maldita, de Denilson Baniwa - Jamille Pinheiro
Canal CES, december 1, 2022
A legitimação do agronegócio predatório, da mineração ilegal e do racismo anti-indígena no Brasil encontra raízes na história da escravidão e da ditadura militar, bem como no discurso desenvolvimentista e no mito da democracia racial que persistem no país. Considerando esse contexto, discutiremos o curta-metragem Colheita Maldita, realizado pelo artista indígena amazonense Denilson Baniwa como comissionamento do projeto Culturas do Antirracismo na América Latina, da Universidade de Manchester, de cuja gravação a pesquisadora e curadora indígena mato-grossense Naine Terena e eu participamos. A obra faz referência paródica ao filme de Fritz Kiersch lançado em 1984, conhecido em Portugal como Os Filhos da Terra. Conforme veremos na apresentação, essa experiência de criação e resistência estética lança um alerta diante do agrocídio cometido pelo crescimento desenfreado do modelo de produção de monocultura.
Plantas em narrativas cosmogônicas amazônicas - Lúcia Sá
Canal CES, december 8, 2022
Esta apresentação examina o papel de várias plantas em narrativas cosmogônicas da região Amazônica – tanto narrativas históricas coletadas por intermediários não-indígenas, quanto narrativas publicadas mais recentemente por autores indígenas.
Como a Amazônia foi formada pelos povos da floresta - Eduardo Góes Neves
Canal CES, december 8, 2022
Esta palestra analisa a arqueologia da Amazônia a partir da ação ameríndia sobre o território e a vegetação. Um dos principais argumentos discutidos é o de que a reconhecida biodiversidade amazônica está enraizada na diversidade cultural da região.
Hydroelectrics Reimagined: Art and Ecofeminism in Belo Monte - Victoria Saramago
Canal CES, 14th of july 2022
This talk discusses how the impact of the construction of large-scale hydroelectric dams has been addressed in contemporary works of literature and visual arts. Drawing on the case of the Belo Monte dam, Saramago examines issues such as the struggle for visibility and processes of narrativization through an ecofeminist trend in current production.
Of Currents and Whirlpools: Hydraulic Forces and Human Labour in Amazonia - Javier Uriarte
Canal CES, 12th of july 2022
Focusing on the writings of Colombian engineer Miguel Triana from the early twentieth century, and considering the drastic transformations in the Amazonian landscape today as a consequence of the construction of hydroelectric power plants, this talk comparatively studies the ways in which rivers have been described, imagined and thought of in the Amazonian region.
El Río: Discourses on Multispecies Relations - Juan-Carlos Galeano
Canal CES, 19th of july 2022
El Río is a documentary about rivers that serves as a reflection on the sophisticated systems of knowledge and scientific literacy that the Amazonian communities have developed to interpret globalization, climate change and the controversial human relationships with rivers, ecosystems and the species that inhabit them.