Back to top
Juanjo Fernández. Parana Twana / Alma del río: La vida en las comunidades ribereñas del Marañon. Lima: Pakarina Ediciones. 2024.

Trabalho fotográfico de Juanjo Fernandéz sobre a vida nas comunidades ribeirinhas do Maranhão (Perú), ameaçadas pela extração petrolífera. Com um texto de Patrícia Vieira intitulado “Las Vidas de los Ríos Amazónicos.”

Joana Cabral de Oliveira, Marta Amoroso, Ana Gabriela Morim de Lima, Karen Shiratori, Stelio Marras, Laure Emperaire. (2024) Voix végétales: Diversité, résistances et histoires de la forêt. IRD Éditions. Collection : Mondes vivants.

Ao longo da história do pensamento naturalista moderno, a vida vegetal tem sido subordinada a outras formas de vida. As plantas e, de forma mais ampla, a “natureza” foram assimiladas a recursos a serem explorados, uma visão que tem profundas ressonâncias na atual catástrofe ecológica. A produção de novas narrativas é urgente e exige a mobilização de referências culturais, técnicas, simbólicas e cognitivas diferentes daquelas do modelo dominante. É a isso que este livro nos convida: ao percorrermos os capítulos, ancorados nos territórios dos povos ameríndios e das comunidades locais do Brasil, nos deparamos com uma diversidade de conhecimentos, indissociáveis de modos de vida e visões de mundo engendradas em um processo constante de vida compartilhada entre humanos e plantas.

Denilson Baniwa (2024), ReescritaCoimbra: Colégio das Artes e Centro de Estudos Sociais, Projeto ECO.

Livro do artista plástico Denilson Baniwa, com uma seleção de algumas das suas obras mais marcantes e de poemas que acompanham a sua produção.

Pablo Quintanilla, Clark Barrett, Michael L. Cepek, Emanuele Fabiano y Edouard Machery, eds. (2023) Epistemologías andinas y amazónicas Conceptos indígenas de conocimiento, sabiduría y comprensión. Fondo Editorial Pontificia Universidad Católica del Perú. Lima: Perú.

Este livro é o resultado de uma pesquisa intercultural e interdisciplinar que aborda as diferentes maneiras através das quais os andinos, os amazônicos e os ocidentais se veem uns aos outros e a si mesmos, onde o objetivo é justamente aprender com essas diferenças para nos conhecermos melhor.

Manuel Martín Brañas, Emanuele Fabiano, Dennis Del Castillo Torres, eds. (2023) Donde habitan los neba: naturaleza, cultura e impactos ambientales en los territorios del Pueblo Urarina. Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana (IIAP), Universidad de St. Andrews. Iquitos: Perú.

O livro reúne os resultados de pesquisas realizadas durante quase uma década no incomparável cenário natural da bacia do rio Chambira: uma paisagem biocultural de grande importância para a Amazônia ocidental e para o planeta. O volume representa o trabalho multidisciplinar e colaborativo realizado entre as comunidades, cujo objetivo é compreender melhor a dinâmica que rege os ecossistemas de inundação no território do povo urarina e suas relações com os ecossistemas não humanos.

Fernando Santos-Granero e Emanuele Fabiano, eds. (2023) Urban Imaginaries in Native Amazonia: Tales of Alterity, Power, and Defiance. Tucson: The University of Arizona Press.

A vida urbana há muito tempo é de grande interesse para os Indígenas amazônicos, que consideram as cidades como um local de extraordinário poder e perigo. As cidades tornaram-se, assim, modelos para a representação de uma alteridade extrema, sob a forma de cidades encantadas não-humanas. O objetivo do volume é analisar como esses imaginários urbanos ambíguos—representações complexas que funcionam como ferramentas cognitivas e projetos para a ação social—expressam uma visão singular das relações cosmopolíticas, como informam e moldam as interações floresta-cidade e quais foram os processos históricos por meio dos quais estes imaginários surgiram.

Este livro é o resultado de um trabalho colaborativo de mais de três anos, onde se reúnem narrativas e mitos do povo Urarina da Amazónia peruana. As transcrições em língua urarina são acompanhadas por traduções em castelhano e inglês, cujo objectivo é alcançar uma maior difusão deste tesouro cultural, de forma a que o rico universo amazónico possa ser partilhado com outros no Peru e no resto do mundo.

A série da Peter Lang Plants and Animals: Interdisciplinary Approaches, co-editada por Susan McHugh e Patrícia Vieira, publica monografias e livros editados sobre temas centrais nos estudos de plantas e de animais de uma perspetiva interdisciplinar.

Porquê Plantas e Animais?