Património linguístico em mãos privadas: comparando materiais de idiomas Arawak (Peru) com o caso da Califórnia

Nos últimos anos, o California Language Archive da Universidade da Califórnia em Berkeley (CLA; cla.berkeley.edu) vem adquirindo materiais de arquivo – gravações, documentos, fotografias – sobre os povos Arawak do Peru de um grupo de antropólogos, linguistas e etnomusicólogos que pesquisam esses idiomas e culturas desde a década de 1960. Algumas coleções são pequenas, outras são grandes. Nesta apresentação, considero o valor dessas diferentes coleções com um olhar voltado para o contexto da Califórnia e os vários projetos de revitalização de idiomas que o CLA apoia por meio do workshop bienal “Breath of Life” e outras visitas, que trazem dezenas de participantes indígenas à universidade para aprender com esses materiais.

Dr. Zachary O’Hagan, California Language Archive, Department of Linguistics, University of California, Berkeley

22 de março de 2024

Evento online