Esta atividade de formação integra-se no CES vai à Escola, um programa de disseminação de investigação académica junto de alunos de escolas portuguesas, dos 6 aos 18 anos. No decorrer das sessões, damos a conhecer a situação atual da Amazónia e dos seus habitantes humanos e não-humanos, assim como as ameaças a esta que é a maior floresta tropical do mundo. Falamos brevemente da história da Amazónia, dos seus povos indígenas, caboclos e ribeirinhos, das plantas e animais que habitam este espaço, e das relações entre todos os entes da floresta. Refletimos depois sobre a atual situação económica e política da região no contexto do capitalismo extrativista global e dos problemas ambientais que enfrentamos atualmente.

6 de fevereiro de 2024 – Escola Básica Integrada de Colares

1ª sessão: 5º ano de escolaridade