Equipa do Projeto   /   Comité de Acompanhamento   /   Investigadorxs Afiliadxs   /   Parceirxs

María Eugenia Yllia

María Eugenia Yllia é historiadora de arte, curadora e museóloga. Está a terminar o
doutoramento em História de Arte na UNMSM e tem um mestrado em Museologia da Universidade Ricardo Palma. É docente no programa de Mestrado em Arte da UNMSM, no Mestrado em História da Arte e Curadoria da PUCP, e no Mestrado em Museologia e Gestão Cultural da URP. A sua investigação reflete sobre as visualidades não ocidentais, a construção de alteridades colonizadas nos imaginários da Amazónia e as tensões entre a arte e a antropologia. Também se tem concentrado no estudo das plantas, animais e outras entidades a partir das quais se enunciam as epistemologias indígenas que se expressam na cultura visual das comunidades amazónicas e nas artes contemporâneas. Sobre este tema co-editou o livro Kené al Bicentenario. Reflexiones desde el arte. Biodiversidad Amazónica (Kené Instituto de Estudios Forestales y Ambientales, 2021) e publicou o artigo “La memoria de un fruto: La Fiesta del Pijuayo”, em co-autoria com Nancy Ochoa, na revista Caravelle n° 110 Végétaux et animaux dans les arts visuels des mondes hispanoaméricains (2018).