Equipa do Projeto   /   Comité de Acompanhamento   /   Investigadorxs Afiliadxs   /   Parceirxs

Antoine Acker

Antoine Acker é um historiador ambiental que investiga o lugar da América Latina na história do Antropoceno e professor da Universidade de Genebra (UNIGE). Doutor pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, lecionou nas universidades de Bielefeld, Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, La Rochelle, Maastricht, Zurique, e foi professor assistente no Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento (IHEID, Genebra). Foi Marie Sklodowska-Curie Fellow na Universidade de Turim e pesquisador convidado nas universidades de Berna, Munique (LMU, Rachel Carson Center e Munich Center for Global History) e Xangai (SHU). Coordena o projeto “AnthropoSouth: Revoluções Petrolíferas Latino Americanas no Século do Desenvolvimento” (bolsa Eccellenza da Swiss National Science Foundation), que explora as revoluções energéticas latino-americanas a partir de uma perspetiva transnacional, e coordena “Lost Cities” juntamente com Danielle Heberle e Patricia Vieira—projeto colaborativo financiado pela Fundação Gerda Henkel, sobre o legado de utopias urbanas na região amazónica. É pesquisador afiliado do Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avançados (CALAS, Guadalajara/Bielefeld/Buenos Aires/Quito/San José) e do Rachel Carson Center (RCC, Munique). As suas publicações incluem Volkswagen na Amazônia: A Tragédia do Desenvolvimento Global no Brasil Moderno (Cambridge University Press, 2017, menção honrosa Prémio Warren Dean de Melhor Livro de História Brasileira) e “A Different Story in the Anthropocene: Brazil’s Post-Colonial Quest for Oil (1930-1975)” (Passado & Presente, 249(1)|2020), vencedor do prémio Sérgio Buarque de Hollanda da Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA).