Equipa do Projeto   /   Comité de Acompanhamento   /   Investigadoras/es Afiliados   /   Parceiros

Danielle Viegas

Danielle Heberle Viegas é uma historiadora das cidades cujo escopo de pesquisa abrange a história da América Latina e suas conexões globais no século XX, com ênfase em planejamento urbano e meio ambiente. Sua área de atuação é História Urbana, História Ambiental e Estudos Utópicos e sua pesquisa interdisciplinar contribui para estudos urbanos regionais e locais, principalmente no Brasil. É doutora em Estudos Ibero-americanos pela PUCRS e pela Freie Universität Berlin. Após concluir sua tese sobre regiões metropolitanas e políticas de desenvolvimento no Brasil durante a ditadura civil-militar e a guerra fria (2016), tornou-se professora assistente na Universidade La Salle, Brasil. Em 2021, ingressou no Munich Center for Global History da LMU München como Volkswagen Research Fellow, participando do programa especial de financiamento “Corona Crisis and Beyond: Perspectives for Science, Scholarship and Society” integrado ao projeto Radical Utopian Communities. De 2023 a 2026, Danielle conduzirá o projeto de pesquisa “Resilient forest cities: utopia and development in the Brazilian Amazon (20th and 21st Centuries)”, financiado pela Fundação Gerda Henkel, em cooperação com a Prof. Dra. Patrícia Vieira e o Prof. Dr. Antonio Acker.